quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Onde está o πάππας



Depois de quase 8 anos voltamos à escolha do “pai” católico, Papa (possivelmente provém do Latim "Papa", do Grego πάππας, uma palavra carinhosa para pai). O agora “El Peregrino”, ex-pontífice Bento XVI, que foi eleito no conclave em 19 de abril de 2005, não aguentou o tranco e renunciou ao cargo. Dessa forma teremos mais uma vez o ritual da fumaça, vamos colocar fogo no Vaticano.

Quando digo vamos! É porque decidi me candidatar ao Papado, pois pela Lei Divina (uma espécie de Código do Consumidor Católico), qualquer homem católico e batizado pode se candidatar, porém só os Cardeais querem dominar a palavra de Deus, uma espécie de monopólio religioso.

E bastou Joseph Ratzinger gaguejar em latim que iria largar o osso bíblico, para começar as articulações políticas, vários partidos católicos, já postulam o lugar mais alto da Santa Igreja.  Vale lembrar que o cargo é vitalício, mas a renúncia é uma opção. Até pensei em indicar o Renan Calheiros para o posto, mas acho que o batismo dele está sendo investigado pela Polícia Federal. Seria até bom, o Brasil livre dos “Renans” e o Vaticano virando uma Brasília, ou já não seria uma?

Agora para quem não entendeu o ritual da fumaça, citado no inicio do texto. Vou relembrar um texto que escrevi em 2005, logo após a escolha de Ratzinger, então braço-direito de João Paulo II. Neste ano, Joseph incorporou a continuidade, pois conseguiu reunir as várias correntes da igreja e levou a eleição, porém o que escrevi há quase 8 anos está vivo como nunca, depois da passagem sem graça do ex-papa...“Mais sinceramente o que mais chama atenção nisso tudo é a forma como o Colégio dos Cardeais escolhe o novo Papa. Eles se reúnem em um conclave, onde todos votam em cédulas, quando chegam a um consenso, as cédulas são queimadas, o que produz uma fumaça branca, significando que eles escolheram o novo Papa. O escolhido Joseph Ratzing nascido na Alemanha, agora conhecido como Bento XVI, é um tipo seguidor da Igreja Católica, o que significa que é contra tudo que possa significar avanço e modernidade”...escrito numa quarta-feira, ‎20‎ de ‎Abril‎ de ‎2005, às ‏‎13:01:32.

El Peregrino ganhou destaque em 1968 quando travou uma luta ferrenha contra o marxismo e o ateísmo, que cresciam entre os jovens. O seu ultra conservadorismo se juntou a igreja católica totalmente conservadora, que não avança nas questões que envolvem ciências, aborto, uso da camisinha e homossexualismo. Fora o paradoxo de uma igreja tão rica não fazer quase nada diante da pobreza extrema que atinge alguns países, e ainda estar envolvida em tantos casos de corrupção moral e financeira. Neste contexto, temos a diminuição dos católicos e o surgimento de inúmeros pastores evangélicos picaretas. Então surge a pergunta: Onde está o πάππας que queremos ou que precisamos?

Um comentário: