quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A era da colaboração e do compartilhamento

A palavra “wiki” faz parte do dialeto havaiano e significa algo “rápido, extremamente veloz”. O termo se popularizou através da Wikipedia, uma enciclopédia online e colaborativa, onde milhões de pessoas ao redor do mundo acessam, criam e compartilham conhecimentos de forma gratuita e “extremamente veloz”. Nesse cenário, wiki não é sinônimo apenas de algo rápido, e sim de colaboração.

Então vamos ao termo Wikinomia: uma nova economia que emerge no mundo, baseada na cultura da colaboração e do compartilhamento. Para se inteirar no assunto acesse o site da Benfeitoria, uma plataforma online e gratuita de engajamento coletivo, que unecrowdfunding (financiamento coletivo) com outras modalidades de crowdsourcing (colaboração em massa) para viabilizar projetos transformadores.

Era da informação -> Era da Colaboração
Mercados de redistribuição, consumo compartilhado, colaboração em massa, financiamento coletivo, co-criação, coworking, inovação aberta, cultura livre… Como esses conceitos, cada vez mais, estão relacionados à nossa vida diária e suas derivações irão moldar o nosso estilo de vida daqui pra frente? De onde isso vem? Para onde isso vai? Vamos por partes!
Para começar, vale esclarecer que, muito mais que um novo conceito, estamos falando de uma nova forma de produzir, consumir, compartilhar e se relacionar com o outro – transformações sociais significativas que, como defende o sociólogo francês Edgar Morin, emergem da consciência coletiva gerada após períodos de crise, quando a necessidade e a urgência de novos modelos ficam ainda mais evidente para todos.
Mas o cenário atual não se tornou tão fértil para essa nova economia “apenas” porque vivenciamos recentemente graves crises financeiras e ambientais no mundo, nem mesmo por vivermos em constante desequilíbrio social. O grande pulo do gato dessa revolução colaborativa foi ter, aliado a esse contexto pós crise, um processo significativo de evolução/barateamento tecnológico e de expansão da internet, permitindo que bilhões de pessoas comuns não só tenham acesso a mais informação e ferramentas do que nunca, como tenham poder de produção, expressão e mobilização em grande escala.
Para exemplificar, vejamos a Wikipedia: em menos de 10 anos de existência, através da colaboração de quase 2 milhões de pessoas, já conseguiu ter mais verbetes do que a Enciclopédia Britânica, que existe há mais de dois séculos! Outro exemplo: no Youtube, a cada minuto sobem 60 horas de vídeo para o site, ou seja, uma hora por segundo. Em menos de 10 anos de existência, o Youtube já tem mais conteúdo autoral do que muitos conglomerados de mídia. Isso apenas para ficar no exemplo de sites conhecidos e que já entraram em nossa rotina.
Pela primeira vez na história, qualquer pessoa pode usar um meio de comunicação tanto para consumir conteúdo, como para criá-lo e compartilhar para quem tiver interesse. Agora, soluções inovadoras surgem de muitos para muitos. E esse é só o começo. Segundo o futurista canadense Don Tapscott, autor do livro “Wikinomics”, muito mais que uma nova economia, estamos entrando em uma nova era: a era da colaboração; a era da inteligência conectada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário