quarta-feira, 18 de julho de 2012

Onde está a educação?


A pergunta pode até ter uma resposta óbvia, porém o cidadão percorrerá um longo caminho para encontrar. Porque se a educação é coisa de berço, a do brasileiro é uma caminha bem porca e atrevida. E a falta dela (educação) atinge todas as classes sociais e faixas etárias.

Só para ilustrar vou contar uma pequena história. Recentemente estava indo a Belo Horizonte de ônibus, na poltrona ao lado havia uma senhora de uns 70 anos. No início da viagem coloquei meu braço no descanso, que separa os dois assentos de uma maneira discreta para não prejudicar o espaço dela. Lá pelas tantas recebi um cutucão daqueles que acordaria até um defunto, como não houve um pedido de desculpas achei que a mulher tinha sofrido um espasmo. Dessa forma me ajeitei de novo e tentei dormir, logo recebi mais dois solavancos e logo percebi quem era a dona da área. Para completar, a idosa se sentiu mesma a poderosa e tomou conta do espaço físico todo, fiquei exprimido como uma sardinha na latinha, porém sem molho.

A ideia, porém de mudar de poltrona me causou outro transtorno, agora aos ouvidos. Não entendo estes especialistas que dizem que essa juventude é a nova geração X ou Y, ou outra letra qualquer. Só porque vivem na época da tecnologia e sabem tudo de smartphone, iphone, ipod, tablet, facebook e outras coisitas. Para mim eles são a geração “alien” de alienados.  Eram duas horas da manhã, tudo escuro dentro do ônibus, no assento ao lado um garoto ouvia seu celular no último volume, sem fone de ouvido e pior escutava funk, aquilo foi o fim do mundo, queria jogar aquele mpcel (mistura de mp3 e celular sem crédito), pela janela.

Mas, a má educação é um mau que se espalha e se perpetua em todos os lugares. Nas ruas, com a falta de trato com as pessoas, com lixo jogado no chão, dentro dos bancos e repartições públicas. A depredação de obras públicas é outro exemplo de insanidade.  Qual o sentido desse ato? Duvido se o melhor sociólogo terá a resposta.

Recentemente assisti em uma reportagem, que as cabines de ônibus de Dubai, nos Emirados Árabes são todas fechadinhas e climatizadas de acordo com a temperatura do dia, além de contar com assentos confortáveis. No Brasil estamos no mesmo caminho, as cabines existem, são adaptáveis ao tempo, tanto que o cidadão até molha se chover, mas os bancos não são pousáveis, pois já foram arrancados.
Avenida Brasil, Pirapora-MG.
 Seguindo nessa linha de depredação, segue no Facebook, um bolão que já esta faturando mais alto que a luta de Anderson Silva vs Chael Sonnen. Foram instalados dois painéis eletrônicos de publicidade em Pirapora-MG, bem no cruzamento de duas avenidas movimentadas, a Rio Grande do Sul com a Brasil. As apostas na rede social são essas: quanto tempo demorará para um mal educado quebrar os painéis? E num ranking de menor valor, quando tempo irá demorar para um motorista desavisado bater o carro, ao olhar os anúncios chamativos?

Como sou um eterno sonhador apostei que os painéis durarão, pois é preciso ter fé, mesmo que seja uma fé cega. E não me diga que a educação está nas escolas, local onde professores são agredidos e crianças sofrem bullings, porque aí perco a fé de vez. 

Um comentário:

  1. Passei por uma situação bem paracida fim de semana passado, o fone de ouvido do cidadão tinha um luz piscando..ônibus todo escuro, supostamente para dormirmos e a bendita luz não parava de piscar..afff..é muita falta de bom senso, de respeito aos limites, em tudo!

    ResponderExcluir